25 de agosto de 2014

Homenageada de Agosto/2014: Hadjza Kalif

. Nome (artístico ou comum): Hadjza Kalif
. Quanto tempo de dança: 19 anos
. Cidade (em que mora): Rio de Janeiro
. O quê a motivou a dançar? Filmes antigos de Dança do Ventre
. No que a dança te ajudou (emocionalmente, fisicamente, psicologicamente)? 
A dança me ajudou a expressar minha feminilidade de forma mais intensa, aumentar a auto-estima e trabalhar também minha consciência corporal.
. Quais oportunidades que você teve com a dança? 
Na verdade, foi o fato de ser professora de dança. Possibilitou conhecer mais pessoas e, além disso, poder ajudá-las a realizar seus sonhos e soltar suas amarras. Além disso, a dança me fez conhecer pessoas em outros universos artísticos, o que acho maravilhoso.
. Qual contribuição de sua professora para o que você é hoje?
 Trabalhar a técnica, mas nunca deixar que esta suplante a emoção.
. Quais suas conquistas/superações e realizações? 
São 19 anos de dança, realizando o sonho de dançar de muitas mulheres; ter formado várias profissionais de quem tenho a alegria de ter sido professora; ter tido várias coreografias merecedoras de prêmios em festivais de dança.
. Quais são suas atuais dificuldades na dança?
 Vou ser bem sincera aqui. Entristece-me a competitividade tola que ainda existe em nosso meio.
. Quais são suas bailarinas favoritas (nacionais e /ou internacionais)? 
Nájua, Soraia Zaied, Ju Marconato (atuais); Nabaweya Mostafa (antiga)

. Um sonho na dança? 
Vencer os preconceitos que a dança do ventre ainda sofre, especialmente o fato de ser ainda vista meramente como uma dança de cunho sexual.
. Agora vou te falar algumas palavras e você as relaciona com a primeira palavra  que vier à sua cabeça.   
- Dança: emoção
- Amizade: raridade
- Filhos: responsabilidade      
- Diversão: viajar
- Cor:  vermelho
- Dinheiro: importante
- Passado: experiência
- Presente: viver
- Futuro: Deus
Dou aulas no Rio de Janeiro, nos bairros: Grajaú, Méier, Tijuca, Copacabana
Ainda no final deste ano farei o show comemorativo de 15 anos de meu grupo de dança: o Grupo Sahira.
Estou com um site pessoal ainda em fase de elaboração, mas há o site de meu grupo: http://www.gruposahira.com/






9 comentários:

  1. Essa pessoa é uma profissional dedicada e experiente, trata suas alunas com respeito e é dura nos momentos necessários, mostrando o quanto essa dança tem que ser feita com responsabilidade para não ter nenhum malefício no seu corpo. Ela me mostrou que eu posso, consigo, é só se dedicar e treinar. Agradeço tê-la conhecido e indico para quem quiser conhecer a Dança do Ventre na sua essência. Maravilhosa entrevista Izza e obrigada minha Diva e prof Hadjza Kalif :) ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Calinha! Seu carinho e dedicação movem sua professora à frente, pode acreditar <3
      Bjs,
      Hadjza :)

      Excluir
  2. Super mestra querida!!! Eh um orgulho poder ler mais uma vez essas ensinamentos de vida, que levo pro meu lado bailarina de ser! Parabens mestra por esses anos todos de dedicacao a dança! Um beijo da sua filhota do ventre, Luciana Melquiades

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha querida Lu!!! Muito obrigada pelo prestígio e carinho de seu depoimento!!!
      Beijão da mãe-do-ventre,
      Hadjza :D

      Excluir
  3. Adorei a entrevista... Essa é minha MESTRA, como costumo me referir a ela....uma pessoa muito especial que conduz o seu Grupo de dança com amor, carinho e atenção, envolvendo-se com a maior descrição em nossos problemas. Suas aulas são muito profissionais e alegres na verdade é um delicioso encontro, e ela é sempre preocupada com os nossos corpos e nossas almas, o que faz dela A PROFESSORA.E vou dizer, quando ela dança BRILHA como ninguém a sua simplicidade como pessoa se transforma em um glamour só... eu adoro vê-la dançar , sou fã... Exigente e generosa na medida certa. Enfim indico a quem quiser realmente aprender, respeitando seu corpo, que venha fazer as aulas dela.
    Aproveito para agradecer a você Izza pelo espaço para poder falar o que sinto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Maria!! Sou quem agrade muito por sua confiança e também por sua dedicaçãp extrema à dança e ao Grupo Sahira como um todo!!
      Bjks mil :D

      Excluir
  4. Querida Professora, parabéns pela bela entrevista! É uma honra ser sua aluna e um privilegio ter te conhecido! Já te disse isso mais vale a pena lembrar que te admiro muito! Sou muito grata a Deus pela oportunidade recebida de ter você como Professora e de estar aprendendo cada vez mais com você!! Parabéns pela pessoa que você é, pela maravilhosa e competente Professora que você é e pela linda e talentosa bailarina que você é!! Cris Margarida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Margarida, minha pequena notável!! Com seu talento, o resto é estudo - e minha parte fica mais fácil... rs! Fico muito feliz em ser sua professora e poder corresponder às suas expectativas na dança e na vida :D
      Valeu, lindinha!!!
      Bjks mil!

      Excluir
  5. Quando me iniciei na dança, minha amiga me disse que a professora ideal é aquela que tem afinidade com a gente. Anos depois fui apresentada a essa pessoa maravilhosa, em todos os sentidos! Com ela um mundo novo me foi apresentado, onde aprendi a perder o medo e vi minha auto estima restaurada. Onde uma linda amizade nasceu e cresce todos os dias. Minha admiração é enorme, minha gratidão infinita.
    Comecei a sair do casulo graças a você, e me sinto muito mais segura porque tenho uma grande mestra e amiga ao meu lado, me orientando e incentivando sempre!!
    Obrigada por tudo! Vc é uma pessoa iluminada!!!

    ResponderExcluir