7 de abril de 2014

Homenageada de Abril/2014: Barbara Zank

. Nome (artístico ou comum): Barbara Zank
. Quanto tempo de dança: Faço dança do ventre desde 2007, mas sou formada em ballet clássico, fiz ballet moderno e contemporâneo, jazz e sapateado desde criança. Antes da dança do ventre eu dançava em um grupo de dança contemporânea que participava dos maiores festivais de dança do país.
. Cidade (em que mora): Santo André
. O quê a motivou a dançar? E parei o ballet quando comecei a trabalhar na prefeitura de São Bernardo do Campo como professora, mas depois que tive minha filha, senti que precisava fazer alguma atividade física, então resolvi retornar para a dança, porque não gosto de academia... Aí

a paixão voltou com força total e nunca mais parei!!


. No que a dança te ajudou (emocionalmente, fisicamente, psicologicamente)? Eu sou uma pessoa muito ansiosa, mas muito mesmo!! E a dança faz com que eu canalize essa ansiedade, essa energia que eu tenho de sobra para uma atividade que me dá muito prazer. Quando faço aula eu relaxo, esqueço as tensões da vida diária, além de ter oportunidade de conhecer outra cultura que sempre foi encantadora pra mim, que é a cultura oriental.

. Quais oportunidades que você teve com a dança? Muitas!! Conheci muitas pessoas, fiz amigos que guardarei no meu coração por toda a vida, participei de grandes espetáculos como o Six – o espelho de uma bailarina, shows e festas para as colônias árabes, além de poder estudar com grandes nomes da dança oriental !!!

. Qual contribuição de sua professora para o que você é  hoje? Tive duas professoras fixas até hoje: a primeira foi Danny Negri, que me ensinou a dar os primeiros passos na dança do ventre e me faz tomar o gosto pela coisa!
Já a minha atual professora, Najwa Zaidan, é a minha grande inspiração!!! É a pessoa que me deu todas as maiores oportunidades de crescer como bailarina, de dançar para públicos diferentes, de querer estudar e me aperfeiçoar cada vez mais, de levar seu nome, pois sou sua trainee e substituta quando tem outros compromissos e não pode dar aula. Devo muito à ela e sempre serei grata!!
Além delas Tb faço aulas particulares com Tahya Brasileye, com quem também busco me aperfeiçoar, para melhorar a qualidade da minha dança.

. Quais suas conquistas/superações e realizações? Bem, as conquistas são diárias!! Cada movimento que aprendo e consigo realizar, cada convite para uma apresentação, cada show... tudo faz com que eu me supere e siga adiante! Ter participado do Six foi uma das maiores realizaçãoes, sempre agradecerei a Deus e a Shimmie pelo convite! Ter meu Espaço de Danças com minhas alunas queridas também é motivo de gratidão, pois poder trabalhar com a dança sempre foi um grande sonho!!
Esse ano pude deixar o cargo de professora universitária para poder me dedicar mais à dança e isso também foi uma grande realização, pois pude me tornar efetivamente trainee da minha professora Najwa Zaidan e acompanhá-la em quase todas as aulas que tem durante a semana.

. Quais são suas atuais dificuldades na dança? A maior dificuldade é financeira mesmo!!!rsrsrs Queremos sempre fazer tantos cursos, estudar, comprar CDs, DVDs, etc... e a grana nem sempre dá!! De resto, não existe nada que me impeça de seguir meus objetivos!! Já tive 3 empregos, mais a dança e conseguia dar conta de tudo!! Claro que quase enlouqueci... mas quando desejamos algo de coração, arranjamos força para tudo!!

. Quais são suas bailarinas favoritas (nacionais e /ou internacionais)? Nacionais: Najwa Zaidan, Nur, Munira, Aysha Almée, Kahina, Ju Marconato, Mahaila, Tahya, Danny Negri. Gosto muito das bailarinas mais antigas, que tem um jeito mais tradicional de dançar.
Internacionais : Orit Maftsir, Fifi Abdo, Ainda, Aziza of Cairo, Lucy, entre outras.

. Um sonho na dança? Prestar a pré-seleção na Khan El Khalili e passar!!! Quem não tem??

. Agora vou te falar algumas palavras e você as relaciona com a primeira palavra  que vier à sua cabeça.   
- Dança: Paixão
- Amizade: confiança
- Filhos:  minha vida      
- Diversão: dançar,baladinha com os amigos
- Cor:  azul
- Dinheiro: é ótimo ter!! (não sou hipócrita!!)
- Passado: lição
- Presente: hoje
- Futuro: está nas mãos de Deus

. Deixe algumas informações sobre seu trabalho, projetos etc..
Sai neste Carnaval pela Vila Maria, com a Equipe da bailarina Najwa Zaidan. Continuo como sua trainee e em sua equipe para shows e festas. Em Junho irei para o Egito, para estudar com os grandes nomes da dança oriental, além de conhecer o lugar dos sonhos de toda bailarina de Dança do Ventre. Estamos ainda esperando as reapresentações do Six, que deve sair em Turnê,  e este mês gravarei meu clip no Vitrine, como forma de divulgar meu trabalho.
Meu Espaço de Danças fica em Santo André, para informações é só ligar 98604-2263, tenho turmas iniciantes que estão começando este mês, uma ótima oportunidade para quem quer dar seus primeiros passinhos na DV!!
Agradeço demais a parceria com a Izza Artigos do Oriente, que sempre esteve presente apoiando meu trabalho!!! Obrigada querida!! Você mora no meu coração!!!




Um comentário: