3 de março de 2014

Homenageada de Março/2014: Aline Hensser


. Nome (artístico ou comum): Aline Hensser
. Quanto tempo de dança: 12 anos
. Cidade (em que mora): São Carlos/SP

. O quê a motivou a dançar?
Desde de criança a dança já estava presente na minha vida. Minha mãe me colocou aos 7 anos para fazer aulas de jazz, e a partir daí comecei a aprender novas modalidades. Tinha 11 anos quando a novela “O Clone” começou a passar na televisão, assistia todos os dias com minha mãe sentada na sala, quando acabava a novela me trancava no quarto e tentava dançar ao som de Shakira, até que saiu a Trilha sonora da novela e praticamente obriguei minha mãe comprá-lo. A partir daí como ela achava lindo a dança e eu amava dançar, resolveu me colocou nas aulas de Dança Árabe em uma academia da cidade. Com apenas 3 meses fiz minha primeira apresentação, me apaixonei completamente pela cultura. Tudo me fascinava: as roupas, as músicas, os véus, as espadas e os movimentos. Sou grata a minha mãe, pois se ela não correr-se atrás dos meus sonhos, não seria a Aline Hensser de hoje. Minha vontade de criança ficaria apenas no meu quarto ao som de Shakira.

. No que a dança te ajudou (emocionalmente, fisicamente, psicologicamente)?
 Fisicamente minha postura melhorou, me ajudou na perca de peso e consegui um bom condicionamento físico. Minha auto confiança aumentou, sou mais vaidosa, mais feminina e muito mais feliz. Hoje passo falar que através da dança me realizo, são momentos mágicos e únicos, sensações e emoções indescritíveis na vida de qualquer bailarina, professora ou aluna.
. Quais oportunidades que você teve com a dança?
Oportunidades foram várias: Conheci pessoas novas, cidades, lugares, fiz várias amizades e dancei em teatros maravilhosos. Aprendi respeitar várias culturas através da dança.

. Qual contribuição de sua professora para o que você é hoje?
Sem o conhecimento e a experiência que minha professora tem, não seria nem metade do que sou hoje. Uma grande profissional, com um currículo extraordinário, bailarina internacional e com um método de ensino maravilhoso. Um ano de aprendizado e posso dizer que minha dança mudou, muita coisa está sendo aplicada nas minhas aulas e nos palcos. A diferença foi tão nítida que minhas alunas perceberam. SUHEIL está sendo fundamental no meu crescimento e conhecimento pela dança.

. Quais suas conquistas/superações e realizações?
Minha maior conquista foi abrir o Studio de Danças Aline Hensser em 2009. Superações foram várias, mas a principal de todas foi retornar aos palcos 3 messes após uma cirurgia do Tendão de Aquiles em 2010. Uma das minhas maiores realizações não só profissional, mas sim pessoal em todos esses anos, foi trabalhar a dança com crianças e adolescentes carentes. É muito gratificante ensinar sem receber nada em troca e, poder fazer a diferença por algumas horas na vida de alguém.

. Quais são suas atuais dificuldades na dança?
 Vencer o preconceito! Algumas pessoas julgam o físico da bailarina sem ao menos conhecer seu o trabalho. Muitas vezes quando pego minhas avaliações em concursos de dança, vem escrito: “Você é linda, tem leveza, tem técnica, mas poderia melhorar fisicamente.” Para tudo, algo errado né amiga? Pois minha dança deveria ser avaliada, meu figurino, minha interpretação e não o meu corpo.

. Quais são suas bailarinas favoritas (nacionais e /ou internacionais)?
A linda e maravilhosa Saida, Khaina Belly Dance, Suheil, Jillina, Warda Maravilha, Fairuza, Esmeralda e Jade el Jabel. Não posso deixar de citar algumas bailarinas da Golden-era que admiro muito: Fifi Abdou, Soheir Zaki, Nagwa Fouad, entre outras.

. Um sonho na dança?
Ser reconhecida pelo meu trabalho. Poder estudar com grandes profissionais e dividir os palcos com os mesmos.

. Agora vou te falar algumas palavras e você as relaciona com a primeira palavra que vier à sua cabeça.   
- Dança: Tudo na minha vida.
- Amizade: Tem que ser verdadeira.
- Filhos:  Futuramente
- Diversão:  Família e amigos
- Cor:  Preto
- Dinheiro:  Essencial
-Passado: Saudades
- Presente: Dedicação aos estudos.
- Futuro: Aprender mais.

. Deixe algumas informações sobre seu trabalho, projetos etc..
Bailarina e professora, formada pelo Sindicato dos Profissionais da Dança do Estado de São Paulo, com o DRT: 32471/SP. Participei do Curso de Aperfeiçoamento Profissional em Dança do Ventre e Folclore Árabe, promovido pela KC Produções e Eventos do Rio de Janeiro. Ganhei várias premiações no ano 2012 e 2013. Atualmente, faço parte do projeto “Unidas pela Dança-Dance Troupe, coordenada e dirigida pela Bailarina Suheil de curriculum internacional e, autora do método de formação profissionalizante de bailarinos e professores.
Este ano, estarei inicializando alguns Workshops administrados por mim, com os temas: Fan Véil, Véu Simples e Entradas e Finalizações em Dança Clássica- Árabe. O Studio de danças Aline Hensser, tem parceria com a professora e bailarina Fairuza, no Curso de Aperfeiçoamento em Dança Árabe, que vira com exclusividade para cidade de São Carlos-SP, nos meses de Abril, Maio, Agosto, Outubro e Dezembro. E um belíssimo Workshop de Ritmos e Solos de Derbak com o músico e derbakista Pedro Françolin e a bailarina Fairuza no dia 16 de Fevereiro, entre outros.











5 comentários:

  1. Sensacional ....
    é de grande vália para nós as plus size ter uma bailarina maravilhosa como está eu simplesmente me apaixonei por ela...
    PARABÉNS...SUA LINDA!!! SOU SUA FÃ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também SOU FÃ DELA TEMOS QUE DIVULGAR E MAIS ISSO E MUITO LINDOO

      Excluir
  2. Aline Hensser é linda, super profissional, organizada, didática, disciplinada, enfim... Tenho o privilégio de ser aluna dela!!! Aline é merecedora dessa homenagem!!!

    ResponderExcluir
  3. Obrigada Aline pelo reconhecimento. Está sendo uma honra pra mim poder trabalhar com você. Você já era linda, eu estou apenas lapidando :) Todo meu amor pra você!!

    ResponderExcluir
  4. esta moça esta representando muuuiiito bem as fofinhas do brasil muito profissional esta de parabéns 100% de positividade gatona lindona orgulho do nosso brasil !!!!!!!

    ResponderExcluir