7 de abril de 2013

Projetando Motivos para Traje Bellydance


por Dina Lydia, Deusa Costume
Nota: Este artigo foi publicado originalmente na edição de abril de 2003 Jareeda revista.




O que é uma "Motif"?
Um motivo é simplesmente uma forma. Algumas fantasias não têm motivo de design, mas em vez de um padrão all-over ou textura, como o criado por lantejoulas e miçangas cobrindo completamente a superfície. Eu prefiro usar um motivo , porque cria um ponto focal que dirige o olhar do observador para determinadas áreas. Muitas vezes, um conceito do traje inteiro pode ser criado em torno de um tema para o design. Ele pode ser usado isoladamente ou em múltiplos, como explicado abaixo.


Faça o motivo ousadas
motivos e padrões projetados para o bordado ou decorações de henna pode não ser adequado, porque eles foram feitos para ser vistos de perto, onde os detalhes delicados podem ser admirados. Um traje do estágio precisa ter motivos que são visíveis a alguma distância.


Pronto-a-  Sequinedand frisado apliques s em projetos incontáveis ​​podem ser comprados para decorar o traje, mas eu gosto de desenhar minha própria.


Tipos de motivos
O motivo pode ser abstrato (por exemplo, uma estrela de cinco pontas); representação de um objeto realista natural (uma estrela do mar), ou no meio, ou "estilizado" (uma estrela do mar com 5 braços idêntica curvas).
Sugiro motifs ser considerável e contraste com o fundo, para ser mais visível a partir de uma distância. Se o seu valor é grande e alto, os motivos podem ser especialmente negrito.

Outros elementos de design

Um motivo, aliás, é apenas um dos muitos truques de design. Outros favoritos da mina são bordas incomuns onde se encontra com o traje de pele; variações cinta; fios drapeados; textura e variações marginais. Todos estes trabalham em conjunto com a forma dos motivos. A forma do motivo sugere outros elementos, tais como linhas que se estendem a partir do motivo em forma de franjas penduradas ou cortinas.



Fontes de motivos do projeto
1. Geometria

Uma das formas geométricas básicas torna um motivo bem. É o que você faz com ela que torna belo: a sua escolha de embelezamento, combinações de cores e colocação.
Várias formas podem ser combinadas: uma espiral dentro de um oval ou um círculo dentro de uma marquise.
Formas geométricas: circulo, quadrado, lozango, oval, marquise, hexágono, espiral, estrela

2. Arte étnica 
Anos atrás, pesquisas em bibliotecas ou campo seria necessário, mas agora temos inúmeros exemplos de arte histórica e étnica exibido na internet depois de alguns minutos de busca.
Arquetípicas Média formas orientais são uma fonte óbvia de inspiração, ao escolher motivos do projeto. Olhe para as formas em looping escrita árabe, arquitetura islâmica, tapetes persas, marroquinos e jóias bizantino. Como o Islã desencoraja arte de representação, vemos crescentes lindamente estilizados, estrelas, rosetas, e folhas, e graciosa curva e entrelaçadas padrões geométricos.

 


Não há necessidade de ser restrito a árabe ou egípcia, é claro. eu encontrei motivos adequados em livros de leste indiano, Medieval, chinês, Celta, ArtDecor e designer; gráficos ousados em páginas da web e em fontes dingbats, e motivos de padrões em tecido, estampas especialmente indianos e persas.


3. Temas
Escolhe um tema para seu traje pode ajudar a visualizar motivos do projeto, bem como um esquema de cores. Por exemplo, o "céu do deserto à noite" produz imagens de uma lua crescente prateada e dispersos estrelas brilhantes, em um fundo de azul profundo ou azul meia-noite. Ou "Magic Carpet": a fronteira com a rosa, creme e rosetas verdes sobre um azul escuro, como em um tapete persa.
Fantasia e novidade de temas que você nunca poderia encontrar em trajes produzidos em massa, Quando você é o designer, tudo é possível.

Colocação de motivos
Os motivos são colocados onde deseja que o ponto focal do projeto. Parece agradável se o motivo é repetindo algumas vezes. Por exemplo, um ou dois motivos sobre a frente do figurino, uma ou duas na parte de trás, e um sobre o acessório, como a cabeça ou braçadeira. O público vê a fantasia de todos os ângulos, então a parte de trás é tão importante como a frente. Um motivo central na parte de trás do cinto, top e alça (se o cabelo não cobrir) fazer com que se vê fique muito mais interessante. Centro de motivos sobre a lateral do sutiã são lisonjeiro para aqueles que querem uma aparência mais alto ou mais magro.
Dois motivos idênticos visíveis a partir do mesmo ângulo que podem competir um pouco (à esquerda). Mas se os motivos variam de tamanho, que fam com que a repetição mais interessante. Por exemplo, um motivo grande no cinto, um pequeno sobre a braçadeira, ou, um grande motivo predominante e a coordenação mas pequena e mais simples pode ser usada  (para a direita)
Os motivos podem também ser colocados em diferentes ângulos.
De dois motivos, podem ser "refletido" na direção oposta. Os dois podem enfrentar em direção ou para longe um do outro para criar uma outra forma mais interessante. Vários pequenos motivos, como formas de folha, reunidos e uma fileira, pode seguir uma linha de designer do figurino, a manga, a borda do decote ou cinto, por exemplo. Esqueda, as três formas de motivos de borboleta variando o tanto em ângulo e tamanho à medida que viaja a linha.
Assimétricas (fora do centro) Estágios de motivos e cortinas, como um em quadril ou um ombro, são visualmente dinâmica. Eu acho que fica equilibrada se os motivos são colocados em lados alternados do corpo. Dois ou três motivos assimétricos, como ilustrado à esquerda e à direita, são suficientes. Com mais, os olhos do espectador podem ser constantemente correndo para trás e para a frente, comparando um dos lados do figurino

Um motivo com uma borda curvy ou angular rompe a forma de um cinto, em linha reta simples ou sutiã, e faz com que pareça mais como uma fantasia e menos como um biquíni chique. Um motivo também pode quebrar a linha reta da braçadeira ou headband.

Colocar motivos no topo dos bojos, acima a zona das franjas, ou sobre o cinturão, cria um decote com uma forma mais interessante.
A franja pode acompanhar a forma do motivo. Se o copo não está pendurado com franja ou moedas, o motivo pode cobrir o copo inteiro.

Considere TIPO DO CORPO ao colocar motivos.
Por exemplo, se o busto é grande em proporção com o corpo, obtendo a atenção motivos podem ser colocados na parte traseira do ombro, anca, ou (à direita), em vez dos sobre os bojos, onde irão concentrar atenção sobre o peito grande. 
Uma figura com um busto pequeno olha agradável com negrito, os bojos do top decorativos (à esquerda)



Construção de motivos
Como pode uma forma um motivo no traje dança do ventre? Há um número de métodos.


1. Tecidos planos 
Nesta técnica, os grânulos e ou lantejoulas são costurados diretamente sobre um pedaço traje para formar formas sólidas. Se um suporte removível é a base para o alfinete, torna-se um aplique.
Aplicação bordada a  mão é demorado tecidos planos, especialmente frisado, o qual deve cobrir uma grande superfície. Eu recomendo, a menos que você realmente gosta de fazer a aplicação à mão, para que você não tente copiar as superfícies muito frisados ​​de importados trajes de cabaré egípcio. Se o fizer uso grânulos, grânulos grandes cobrir uma superfície muito mais rápido do que os milhares de pequenas e são mais visíveis a partir de uma certa distância.
Do mesmo modo, uma forma pode ser descrita ou preenchido com sequins sobrepostas (à direita) são mais rápidos se sequins numa corda, em vez de solta.



2. Conjunto de jóias
jóias traje e strass, em acrílico ou vidro, vêm em muitas formas e tamanhos, a partir de um par de milímetros a quase ovo porte. Quanto maiores as jóias são, mais rápido eles vão cobrir um espaço eo mais ousado o projeto vai aparecer a partir de uma distância. As jóias são tridimensionais e criar uma espessa superfície, mais texturizada de tecidos planos de contas, ou lantejoulas.
Formas diferentes de jóias podem ser agrupados (como ilustrado) para formar motivos grandes, como estrelas, sunbursts, flores, fãs, ou formas geométricas. Os pequenos pode ser polvilhado sobre um fundo.
Estes podem ser costurado à mão (se tiverem buracos) ou colado diretamente sobre um pedaço de fantasia, ou em um aplique separado ou medalhão. Eu gosto de delinear as jóias muito grandes com cabo metálico ou contas, o que os torna mais ricos, como se em um cenário de jóias.

3. Cording
Uma rodada decorativo, cabo flexível ou trança pode ser invisível pregado (expressa) à superfície do tecido.Você também pode fazer o mesmo com um longo fio frisado que está garantido nas extremidades. Motivos espirais, ondulado, e looping são formados desta maneira. Nesta ilustração, eu esbocei os três maiores jóias com cordões, para criar um centro de motivo sotaque de volta, então escondido nas extremidades do cabo de acordo com as jóias. As outras jóias estão espalhados em um padrão aleatório.

. Pronto-a-jóias 
Um grande pedaço de jóias, como um pino de strass ou um pingente de ouro, é um motivo pronta para decorar o sutiã ou cinto.
Várias peças de joalharia que são semelhantes, todos strass branco, por exemplo, pode ser usado como motivos sobre a mesma fantasia.
Ou, outros motivos podem ser feitas para coordenar com o pedaço de jóias, usando pérolas, jóias, ou cordões semelhantes na cor e forma.

5. Apliques ou Medalhão
Estes motivos decorados são costurados sobre um pedaço, como uma camada separada que podem ser facilmente removidos e reposicionados, se o traje é reestilizado ou redimendionados.
Um aplique é uma suporte fino coberto de pérolas, jóias, latejoulas ou outras decorações
para formar uma forma, tal como uma folha ou flor. O suporte é flexivel, de modo que pode ser costurada sobre as peças de roupa com uma superfície curvam como uma chávena ou um bracelete (dirteita)

Um medalhão é um grosso pedaço, mas resistentes do que um aplique. Ele pode suportar o peso de costurado em jóias ou enfeites pendurados, como bordas (direita) ou pingentes. Eu uso o medalhão pata cobrir fechamento em forma de gancho, como em uma cinto ou sutiãn.
Fazer um medalhão cortado uma entretela rígida na forma do motivo, e depois cobrir com tecido da fantasia. 
Em seguida, costurar ou cola as pedras, jóias, pérolas ou outras decorações. Um acabamento nas bordas para terminá-lo perfeitamente.

6. Rendas
Alguns tipos de rendas incorporar fortes motivos repetidos no padrão, tais como folhas estilizadas, flores ou formas abstratas. Venise renda é a mais grossa, tipo mais resistente de renda e muitas vezes tem negrito (em vez de delicado) motivos.Geralmente é feita de rayon, que podem ser facilmente tingido para combinar com qualquer cor.Diluente rendas Chantilly, que está sobre um suporte líquido, também é apropriado. Um motivo pode ser cortada para fora do laço, uma vez que não desfiar. O motivo rendado pode ser reforçada com beading, lantejoulas, tinta de tecido, ou outras técnicas mencionadas acima. Ele pode ser costuradas ou coladas sobre um apoio aplique, se ele precisa ser mais forte. Então, ele pode ser costurado em uma manga decote, ou em qualquer lugar.

7. Recortes
Uma forma pode ser cortado do tecido da peça traje e sublinhado com rede de malha, ou de renda. Também pode ser descrito com miçangas, lantejoulas, ou de acabamento. O diamante em forma de cut-out, à esquerda, é sublinhada com rendas de algodão para combinar com as mangas, delineados com guarnição metálica, e decorados com um redemoinho com fio e uma borla.
Bons lugares para cut-outs são a manga, costas, de lado, barriga, quadril ou na coxa do vestuário (mas não todos de uma vez!) Onde a exposição da pele extra é de bom gosto e lisonjeiro.
O corte faz parte do refrigerador traje, outra vantagem.


Motivos em tecido ou aparar
Use o padrão que está impress
o ou tecido em um tecido ou aparar como um motivo. Direito, formas geométricas são tecidas em uma guarnição plana, o que eu reforçada com jóias e pingentes. 
Todas as linhas de designer devem trabalhar juntos sem entrar em conflito e elementos concorrentes.


Não existem regras definidas - Eu quebrei minhas próprias regras muitas vezes! - Para esboçar desenhos em papel, em seguida passar pro tecido.






















Nenhum comentário:

Postar um comentário