19 de abril de 2013

Dicas para você iniciar no bordado


Seleção de dicas preciosas para quem trabalha ou é iniciante no artesanato em pedrarias. Copie as dicas em word e imprima para que fique com você pois são valiosas. Vão ajudar muito no seu negócio.

Como ampliar e reduzir desenhos:

A maneira mais prática será recorrer às máquinas copiadoras. Elas permitem ampliar e reduzir desenhos em várias proporções… 10% … 30% … 50% … etc.

Como inverter os desenhos (espelhar):

Copie o desenho em papel de seda, em seguida, reforce o risco pelo lado do avesso.

Tipos de pedrarias:

Trabalhamos basicamente com dois tipos de pedras: as comuns e as regulares (JABLONEX). As pedras comuns são bem irregulares e nem todas passam pela agulha. As pedras Jablonex são bastante regulares, um pouco maiores, facilitando e deixando o trabalho mais bonito. Geralmente são encontradas em lojas especializadas em acessórios para bijuteria.

Como escolher as cores das pedras:

A escolha das cores está relacionada aos itens:

estilo e cor da roupa;
do risco (desenho escolhido);>
em qual ocasião será usada;
do efeito que se pretende obter;
do gosto de cada um.
Para facilitar na decisão: pegue a roupa que deseja bordar e transfira o risco, em seguida, coloque várias cores de pedras sobre a roupa e dentro do risco. Observe o efeito que causam e faça então, a sua escolha.
Obs.: a colocação das pedras dentro do risco é importante pois proporciona uma noção do resultado final do bordado.

Como escolher os pontos de pedraria para os riscos:

A escolha dos pontos também está relacionada aos itens citados acima e ao tipo de tecido escolhido:

para um efeito mais delicado, pode optar pelo ponto salteado, utilizando vidrilhos;
para bordados mais carregados, pode optar pelo contorno do desenho com ponto reto, preenchendo-o com os pontos salpicado ou escama de peixe; a mistura de pontos enriquece o bordado.
A escolha dos pontos causa diferentes efeitos: utilizando o mesmo risco em várias roupas, mas bordando-os com pontos diferentes, o resultado será tão diversificado que não parecerá ser o mesmo risco. Experimente!

Como transferir os riscos para as roupas:

Copie o risco para um papel de seda e escolha uma das opções:

Utilize carbono próprio para costura (faça um teste antes de usar, pois algumas marcas/cores de carbono não estão apagando depois da lavagem). Coloque dentro da roupa uma placa de eucatex ou semelhante, para facilitar;
Coloque o papel de seda sobre a roupa; prenda com alguns alfinetes e alinhave todo o risco na roupa, sobre o papel. Rasgue o papel de seda com cuidado e borde sobre o alinhavo;
Prenda o papel de seda sobre a roupa com alfinetes e com um Lápis Giz (para costura) pontilhe todo o desenho perfurando o papel. Para facilitar molhe a ponta do lápis. Retire o papel e reforce o risco.



Fonte: www.marcelia.com.br





Nenhum comentário:

Postar um comentário