24 de julho de 2012

Filme: Minha mãe é uma dançarina do ventre (2006)

PAREM O QUE ESTÃO FAZENDO!! Este filme é uma raridade pela inovação!!! O filme se chama originalmente "Seelai ng yi cho" ("Minha mãe é uma dançarina do ventre"), é um filme chinês sobre a vida de três donas de casa - e de certa forma, de muitas outras como elas - que sofrem com a perda da juventude, da beleza e da paixão. Cada uma delas sofre com um tipo de drama: a Sra Chan (Amy Shum) descobre que seu marido tem um caso com uma mulher muito mais jovem e quer o divórcio; Sra Lee (Sydney) é submissa aos caprichos do marido e do filho, que tentam a impedir de viver a sua própria vida; e a Sra Wong (Crystal Tin) tem um marido amoroso, mas quando ela perde o emprego, sua vida desmorona, por não ter dinheiro para sustentar a família. Na vida delas tudo parecia sem sentido, até elas descobrirem a dança do ventre!

dança do ventre entra na vida dessas mulheres através de Pasha (Pasha Umer Hood), que infelizmente não consegui descobrir se é uma dançarina do ventre na vida real (ao que tudo indica, sim!), que vem para substituir o professor de dança do conjunto habitacional onde todas vivem. Ofilme discute a questão da imagem pejorativa que a dança tem, por ser vista como algo atrevido, indecente, mostrando o preconceito que muitas mulheres tem da dança, mas que no final acaba atraindo as três senhoras para ocupar o seu dia. A partir daí, a dança do ventre passa a representar o mais importante de seu dia, trazendo de volta a paixão e razão de suas vidas. Aos poucos, as três senhoras começam a recrutar outras mulheres para as aulas, e o número de alunos só vai crescendo, entretanto a dança começa a ser um problema local simplesmente por exibir os "umbigos" das mulheres, algo muito liberal para o conservador conjunto habitacional chinês.

Dos que apóiam e dos que reprimem, temos o marido da Sra Wong a apoiando por vê-la feliz, e o marido da Sra Lee tentando de tudo para fazê-la abandonar sua paixão. As aulas de dança do ventre acabam sendo canceladas, e fica a expectativa: elas conseguirão vencer os preconceitos e retomar as aulas no seu conjunto habitacional?

O que achei interessante foi a abordagem da dança do ventre como algo que pode melhorar a nossa qualidade de vida, tanto fisicamente como mentalmente, e não somente uma atividade puramente sensual e para "fins reprodutivos". Alguns críticos comentam que o filme, apesar de explorar essa ideia, acaba sendo superficial, não criando a inspiração necessária que tantos filmes de dança causam nas pessoas, como "Vem dançar comigo" e "Dança comigo?". Mas vale a pena ver no cinema algum filme que perceba a dimensão positiva - ainda que superficialmente - que a dança do ventre pode ter na vida de uma mulher, e assim, na vida de quem convive com ela!

Aqui abaixo o trailler do filme:



Fonte: DVB


2 comentários: