24 de julho de 2012

Filme: Whatever Lola Wants


Este filme marroquino é outro achado! Nossa, nem eu sabia que existiam tantos filmes interessantes sobre dança do ventre! Falado em inglês, esta comédia-romântica conta a história da norte-americana Lola (Laura Ramsey) que sonha em se tornar uma dançarina em Nova York (alguma semelhança com "Flashdance" para por aí!), e desencantada com a falta de perspetivas, é apresentada à dança do ventre por Yussef (Achmed Akkabi), um amigo gay egípcio, através de uma fita de vídeo antiiiiiiga que ele tem de Ismahan (Carmen Lebbos), uma das estrelas do Egito. Mas isso não é suficiente para fazer Lola embarcar no mundo dadança do ventre: ela encontra o charmosíssimo Zach (Assad Bouab), outro egípcio, que a deixa completamente apaixonada! No desenrolar deste romance com o gato, Lola acaba embarcando para o Egito, onde passa a "perseguir" Ismahan (já não mais a mesma dos áureos tempos) para lhe ensinar adançar. Nessa aventura, Lola descobre não só os segredos da dança do ventre, mas também os segredos do passado de Ismahan... Uhhh, mistééério!

Diferentemente do filme chinês que comentei antes, este filme foi extremamente baladado no mundo árabe e na Europa. "Whatever Lola Wants" chegou a ser premiado no festival de cinema em Dubai, e acumula críticas positivas em todos os sites que se dedicam a fazer uma sinopse dele. Das atuações inspiradas, a mais comentada é de Carmen Lebbos, a Ismahan, descrita como uma personagem densa e única, como nunca vista no cinema. Além disso, a trilha sonora de Lola também é um sucesso, a música tema "Whatever Lola Wants" cantada por Natacha Atlas circula por nossos arredores sem que saibamos a sua origem cinematográfica!!

Um dos pontos altos, como comentam os críticos, é o tom de comédia que o filme dá, abrindo espaço, sem tocar na ferida, para abordar os preconceitos de "mão-dupla" que existem entre o Ocidente e o Oriente, e os mal-entendidos que acontecem pelo "choque de culturas" que Lola perpassa. O enfoque positivo que o filme dá também à dança do ventre é um dos seus atrativos, mostrando aqueles que a praticam de forma carinhosa, sem o característico olhar cheio de pudores e maledicências dos filmes em geral.

Assim, "Tudo que Lola quiser" é um filme sobre tolerância quanto às nossas diferenças entre o Ocidente e o Oriente, e sobretudo sobre esperança. A dança do ventre surge como um elo possível entre estes dois mundos, enfatizando mais uma vez que a arte, em todas as suas formas, é uma ferramenta capaz de aproximar os povos, além das fronteiras e da política.


Aqui abaixo o filme completo:



Fonte: DVB


Nenhum comentário:

Postar um comentário