21 de março de 2012

Tipos de corpos e dicas de figurinos



“Vestir uma mulher não é cobri-la com ornamentos, mas sim sublinhar o significadode seu corpo e realçá-lo, envolver a natureza em um contorno capaz de acentuar suagraça”  



Quando se fala em moda “tradicional” pensa-se muito no certo e no errado, em como vestir-se bem, em estilo, peça ideal para cada tipo de corpo, e na moda para os figurinos de dança do ventre, isso também é questionado, gera dúvidas. Nos figurinos de dança a preocupação é saber não errar, para não ser vulgar, é estar sempre elegante e bem vestida. E, para não errar, o ideal é que a bailarina conheça o seu corpo, assim como saber qual o figurino ideal para seu corpo e para cada estilo de dança, e quais as cores a valorizam, fazendo assim o conjunto perfeito para uma grande apresentação.


 


 1- Os principais tipos de corpos e como valorizar
  

1- Corpo ampulheta: medidas dos ombros e seios são equivalentes aos quadris e cintura fina, cheia de curvas. Valorizar a quadril, fazendo cintura, harmonizar sempre busto. Usar top que valoriza o busto, modelo frente única, onde teremos o efeito do decote V, bordados sóbrios, não muito cheios, sendo assim coerente com o cinturão com o mesmo tipo de bordado. Saias amplas e rodadas dão mais volume ao quadril, portanto, saia tipo sereia, ou com quadril mais justo, afina a silhueta.

2- Corpo triângulo ou pêra: o quadril se destaca, os ombros são estreitos, seios pequenos e cintura fina. Assim como o corpo ampulheta, também é curvilíneo, mas o destaque maior são os quadris, portanto o principal é equilibrar com os ombros. O principal truque é realçar o colo e seios. Para isso, o ideal é fazer bordado cheios destacando o busto, equilibrando sempre com cinturão, as saias com menos volume, evasé, ou pouca roda ajudam no equilíbrio.

3- Corpo triângulo invertido: os ombros largos são destaque e o quadril fino, e geralmente têm seios grandes. As mulheres com corpo triângulo invertido, passam a ideia de um corpo atlético. Pode ver: todas as mulheres com porte atlético como nadadoras e ginastas têm este tipo de corpo, a estrutura propícia para esportistas, os ombros se destacam e são menores do que o quadril. A diferença pra quem tem este porte e não pratica esportes é que costuma ter seios grandes, mas quem é esportista devido ao esforço os perde. O truque aqui é criar mais volume no quadril: saias volumosas, rodadas e com babados. Neste caso o cinturão mais bordado, chamando a atenção para o quadril e logo equilibrando com o busto.
  
4- Corpo oval ou diamante: ombros e quadris têm medidas equivalentes, porém a cintura é maior. O que se destaca aqui é a linha da cintura, a barriguinha. São geralmente mulheres fofas e gordinhas que possuem esta região maior que as medidas dos ombros e quadris, que têm medidas equivalentes. Normalmente têm colo e seios bonitos.O truque é não evidenciar o volume na linha da cintura (barriga) e chamar a atenção para o colo, rosto e pernas.

Então para isso podemos utilizar barrigueiras lisas ou com bordados para quem não gosta de expor a barriguinha, franjas mais compridas, ou em formato assimétrico, para não diminuir muito o tronco, faixas transversal na barriga com bordados, e valorizar o busto e o cinturão com belos bordados, lembrando que o volume na saia apesar de lindíssimo vai aumentar a proporção, e por isso as saias mais juntas ficaram certamente mais elegantes.
  
5- Corpo retângulo: ombros, cintura e quadris têm medidas iguais ou com valores muito próximos, possuem poucas curvas, as pernas geralmente são finas. O corpo retângulo é retilíneo, ou seja, uma mulher que não tem muitas curvas. Geralmente são magras e altas, com pernas longas e porte elegante. O truque é tentar criar cintura, valorizando seu corpo e mostrar suas curvas. Para este tipo de corpo podemos usar e abusar dos bordados cheios tanto no busto quanto no cinturão, saias amplas. Assim aumentam as proporções e acinturando.


* na dúvida verifique suas medidas, principalmente: busto, cintura e quadril.

*observe também altura, proporção do tronco e pernas.

Apesar de todas as considerações as dicas mais valiosas que podemos ter é o bom senso, se olhar no espelho observando quais partes do corpo são mais bonitas e que devem ser destacadas e claro o amor próprio. Com esses elementos, com certeza conseguimos um bom resultado. E sempre respeitar o seu estilo, e adequar-se ao que te faz feliz para ficar sempre linda em uma apresentação.


Michele Cintra
Designer Ateliê Maisha Sharar
Fonte CDV





Nenhum comentário:

Postar um comentário