22 de março de 2012

Alongando os pés!


Como já poste anteriormente, os pés de bailarina sofrem. Mas o que tenho mais visto é que a falta de alongamento dos mesmos, dificulta alguns trabalhos na dança. Todos falam em alongar pernas e braços, mas se esquecem de alongar os pés.
Aqui vão algumas séries simples de exercícios de alongamento para os pés.
Ccaminhe descalço sentindo o contato da sola dos pés com o chão.
Fique de joelhos com os dedos dos pés revirados. (fig. 1)
Estique os pés e sente-se sobre os calcanhares. (fig. 2)
Mantenha os dedões unidos e afaste os calcanhares, sentando-se entre eles. (fig. 3)
Por último sobreponha o pé direito sobre o esquerdo e repita com o outro pé. (fig. 4)
Permaneça nas posições por quanto tempo for confortável, sem forçar. Se sentir cãimbras pare.


 
Um bom alongamento nos pés pode prevenir dores indesejáveis durante seu dia.
Para isso, indicamos uma série de alongamentos que podem ser praticados a qualquer momento e em qualquer lugar: antes de sair de casa, no trabalho, na frente da televisão, na sala de aula, no trem, no ônibus e até mesmo num avião (durante uma longa viagem).
Esses exercícios de alongamento beneficiam tanto os pés quanto a parte inferior das pernas, protegendo-as de lesões musculares. À medida que faz os exercícios, lembre-se de alongar-se moderadamente, nunca para sentir dor. Além disso, nunca faça os exercícios pulando. Faça movimentos leves e calmos.
1. Enrole uma toalha de rosto, bem apertada, e pressione a ponta dos dedos sobre ela, deixando o calcanhar fixo no chão. Permaneça nessa posição por quinze segundos e relaxe. Repita três vezes com cada pé. 
Alongamento para os pés
2. Dobre a toalha, coloque-a no chão e apóie a extremidade do dorso dos pés sobre ela. Fique nessa posição por quinze segundos e relaxe. Troque o pé e repita a seqüência. Faça três vezes com cada pé.
Alongamento para os pés
3. Apóie o pé sobre a toalha dobrada no chão e, com os dedos, desloque-a para a frente e para trás. Não levante a sola do pé do chão. Faça três séries de quinze vezes com cada pé.
Alongamento para os pés
4. Sentada com a mão sobre o joelho, pressione-o para baixo enquanto levanta o calcanhar do chão. Faça três séries de quinze vezes com cada perna.
Alongamento para os pés
Veja também o vídeo sobre alongamento para prevenção da fascite plantar, uma lesão de esforço que afeta a superfície da sola ou do flexor do pé.
Fonte: Ahlam Saida
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário